APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar e indignação pelo assassinato de Mãe Bernadete

Com indignação e tristeza , a Apub Sindicato recebeu a notícia do assassinato de Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitanga de Palmares, em Simões FIlho, região metropolitana de Salvador, e coordendora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos).

Mãe Bernadete, como era conhecida, foi morta dentro do terreiro que liderava. Ela era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho, líder também assassinado, há seis anos, em circunstâncias não esclarecidas.

O racismo, em suas diversas manifestações e desdobramentos, violenta e ceifa cotidianamente vidas negras em nosso país, tendo agora vitimado Mãe Bernadete. Ela recentemente denunciou as ameaças que sofria, possivelmente de setores ligados à especulação imobiliária e grilagem de terras, mais uma faceta da guerra racial no Brasil dirigida a comunidades tradicionais, povos negros e originários. O estado brasileiro precisa se responsabilizar por crimes políticos como esse, pelo genocídio, assim como assumir o compromisso pela reparação histórica com a população afrodescendente.

A Apub Sindicato expressa sua mais profunda solidariedade à família e comunidade da Yalorixá, e aos companheiros e companheiras da Conaq nesse momento de dor e perda, ao tempo em que se coloca ao lado de todos os que exigem investigação rápida e responsabilização dos culpados.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp