APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Vitória da Educação! Comissão de Educação da Câmara aprova PL que extingue lista tríplice para escolha de reitores

Na manhã desta quarta-feira (18) a Comissão de Educação da Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 255/2019 que extingue a lista tríplice na escolha de reitor e vice das Universidades Federais. A matéria agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O tema faz parte das pautas prioritárias do PROIFES-Federação que ao longo dos anos se posicionou contra a lista tríplice, levando o tema para discussão dentro do parlamento. Recentemente, foi realizada uma agenda de reuniões com os deputados federais, Patrus Ananias, relator da matéria na Comissão de Educação da Câmara, e Maria do Rosário, autora do PL 255/2019. Confira aqui.

O PROIFES também defendeu a pauta em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. Na ocasião, a professora Geovana Reis, integrante do Conselho Deliberativo da entidade, reforçou o posicionamento da Federação. “Diante dos ataques sofridos nos últimos anos é essencial que as Universidades tenham autonomia não só no processo de escolha, mas também autonomia financeira, didática e pedagógica”, afirmou Geovana Reis. Confira aqui.

“Recebemos com alegria a notícia da aprovação do projeto de lei que fortalece a autonomia universitária. Essa é uma vitória que tem a participação efetiva do PROIFES que sempre deixou evidente o seu compromisso na aprovação do projeto. Para nós, defensores da educação pública, é fundamental que o processo de escolha dos dirigentes das Universidades tenha início e fim dentro das próprias instituições”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão.

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp