APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PEC 555/2006: resgatando direitos e valorizando trajetórias de serviço público

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 é uma resposta às alterações introduzidas pela Emenda Constitucional 41/2003, que passou a prever a incidência da contribuição previdenciária sobre os proventos e as pensões de aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que abrange os servidores públicos federais​.
Esta proposta visa atenuar a carga tributária sobre os aposentados e pensionistas, alinhando-se com a ideia de proporcionar uma transição financeira mais suave para o governo.

O que mudaria?
A PEC 555/2006 propõe modificações específicas, como a revogação do artigo 4º da EC 41/2003, para eliminar a cobrança de contribuição dos aposentados e pensionistas do serviço público.
Além disso, a proposta determina a retroação dos efeitos da revogação a 1º de janeiro de 2004.
Como isso teria impacto na arrecadação do Governo Federal, uma das alterações seria a redução gradual da alíquota de contribuição para aposentados e pensionistas a partir dos 60 anos de idade, até sua completa extinção aos 65.
A PEC 555/2006 destaca-se como um instrumento crucial para reverter uma etapa considerada inaceitável da reforma da previdência, resgatando direitos previdenciários e proporcionando uma transição financeira menos onerosa tanto para o governo quanto para os aposentados e pensionistas.

Por que ela deve ser aprovada?
A cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos de servidores aposentados e pensionistas, introduzida pela Emenda Constitucional 41/2003, vem impactando negativamente a qualidade de vida de quem dedicou sua atividade profissional para construir um país mais justo e menos desigual.
Isso ocorre porque a redução de renda provocada pela cobrança adicional pode limitar o poder aquisitivo, afetando a capacidade de manter um padrão de vida desejável, custear despesas médicas, entre outras necessidades que podem surgir nessa fase da vida. Além disso, a percepção de injustiça e a necessidade de mobilização por mudanças podem gerar estresse e insatisfação entre os aposentados e pensionistas.

Valorização
Além de garantir mais dignidade, respeito e uma melhor qualidade de vida para os servidores aposentados, valorizá-los com a aprovação da PEC 555 pode inspirar futuras gerações a seguir um caminho semelhante de serviço público, fortalecendo assim as instituições públicas e o país.
Nesse sentido, seria uma importante demonstração de reconhecimento pelo compromisso e pela contribuição desses profissionais para a sociedade.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp