APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Homenagem importante a Milton Santos

Amanhã, dia 8 de abril, às 9h, será inaugurado o busto de Milton Santos na entrada do Campus de Ondina, localizada na Avenida que agora tem o seu nome. O busto é de autoria da professora Márcia Magna, célebre escultora, professora da Escola de Belas Artes da UFBA e filiada à APUB.

A mobilização da comunidade baiana, inclusive de professores/as, levou a Câmara dos Vereadores a aprovar e o Prefeito de Salvador a sancionar a Lei que mudou o nome da Avenida de Adhemar de Barros para Milton Santos. A mudança tem grande simbolismo: sai o nome de um Governador paulista que apoiou o Golpe Militar de 1964, entra o nome de um grande professor, geógrafo e intelectual que foi perseguido pela ditadura. É momento em que a Universidade pode completar a restauração do seu vínculo com professor preso em 64, forçado ao exílio e nele exonerado. A UFBA, que nomeou a sua Comissão de Memória e Verdade (2014) de Milton Santos, agora pode se orgulhar do seu busto em uma das principais entradas da Universidade.

A inauguração é promovida pela Fundação Gregório de Matos da Prefeitura de Salvador, mas a homenagem é de toda a Bahia. A APUB estará lá.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp