APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

A salvação das universidades públicas é cobrar mensalidade

A salvação das universidades públicas é cobrar mensalidade
A salvação das universidades públicas é cobrar mensalidade

😢 Cobrar mensalidades em universidades públicas seria o primeiro passo para a exclusão de milhões de estudantes. Mesmo assim, oportunistas tentam resgatar essa proposta, dizendo que esse seria a solução para os problemas orçamentários das instituições de ensino superior públicas.

👉 Além de ser evidente que a cobrança significaria um mecanismo de elitização e exclusão dos alunos mais pobres, a cobrança de mensalidades não seria suficiente para custear as estruturas das universidades.

❗ Os investimentos necessários para manter ensino, pesquisa e extensão são muito superiores ao que seria arrecadado com as mensalidades. Afinal, diferentemente da quase totalidade das instituições privadas, as públicas não se resumem apenas às aulas em sala (por isso produzem cerca de 99% da ciência nacional e lideram todos os rankings de qualidade).

🤨 Um levantamento feito na USP, por exemplo, concluiu que as mensalidades (num patamar médio de mercado) cobririam menos que 8% do orçamento total da universidade.

🤲 A educação pública é um direito de todos, e precisa ser financiada pelo Estado: os frutos desses investimentos são colhidos pelo conjunto da sociedade. 🌱

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp