APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Cursos de idiomas gratuitos na UFBA

Cursos de idiomas gratuitos beneficiam mais de dois mil estudantes na UFBA

Iniciativa lançada há pouco tempo na UFBA, o PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores) já está atendendo cerca de 2.500 estudantes da Universidade com cursos gratuitos em cinco idiomas: inglês, italiano, espanhol, alemão e francês. A equipe da TV UFBA colocou na rede, matéria com ampla cobertura do assunto (www2.tv.ufba.br).

Podem participar do Programa além de alunos de graduação e pós-graduação, servidores e professores da Instituição. As aulas são ministradas por monitores do Instituto de letras da UFBA, no PAF V, localizado no campus de Ondina. Novas turmas ingressarão ainda no primeiro semestre de 2013, ampliando o número de estudantes e servidores beneficiados.

O programa é dividido em duas modalidades: Semi-Intensiva e Extensiva. A primeira é realizada em um período médio de um ano e quatro meses e a segunda acontece ao longo do semestre, seguindo o calendário da Universidade. A seleção para a primeira turma teve como público prioritário alunos bolsistas do PIBIC e de projetos de Ciência e Tecnologia. Para a segunda turma, os outros públicos-alvo terão maior número de vagas disponíveis.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Marcelo Embiruçu, o curso tem como objetivos principais a formação cultural e profissional do estudante, “o conhecimento em outro idioma leva ao contato com outras culturas e abre muitas portas e janelas”, enfatizou Embiruçu, citando ainda a importância de o estudante conhecer outras línguas para, entre outras coisas, poder realizar intercâmbios fora do país.

As inscrições para as próximas turmas estão abertas até o dia 1° de outubro, em regime de segunda chamada. Neste caso, só poderão participar alunos que tenham feito a seleção realizada entre os meses de julho e agosto. Os interessados devem fazer a inscrição através do site do Siscon (https://siscon.ufba.br/)

Assista matéria na TV UFBA

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp