APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Retorno presencial: orientações para lidar com estudantes sem esquema vacinal regular contra covid-19

O início do semestre 2022.1, que retoma as atividades presenciais na UFBA como um todo, traz indagações, principalmente no que diz respeito às medidas de biossegurança contra a covid-19. A Apub, que tem acompanhado e defendido as condições de trabalho das professoras e professores na pandemia, agora se debruça sobre os desafios para uma retomada segura e para a garantia da saúde das/os docentes.

Nesse sentido, elaboramos orientações para as professoras e professores sobre como lidar com estudantes em suas turmas que não estejam vacinados contra covid-19 ou com ciclo vacinal incompleto, segundo as resoluções aprovadas pelo CONSUNI/UFBA. Confira:

O CONSUNI/UFBA determinou em 12/11/2021 que apenas pessoas com ciclo vacinal regular podem participar de atividades presenciais no semestre 2022.1 (Res. CONSUNI 07/2021, art. 2º, parágrafo 1º).

Além disso, mediante a proposição em colaboração com a Apub, acrescentou-se na sessão de 23/02/2022 dispositivo que autoriza o cancelamento da matrícula em componente curricular presencial de estudantes que não regularizarem a sua situação até que sejam decorridos 25% do semestre letivo (Res. CONSUNI 01/2022).

O controle da situação vacinal está sendo realizado pelos órgãos da unidade e da administração central. As listas de estudantes não vacinados foram disponibilizadas a docentes para dar acesso à informação e facilitar o fluxo de controle exercido pelos órgãos.

Saiba qual o procedimento para controle sanitário e o que fazer caso identifique estudantes não vacinados ou com esquema vacinal incompleto em sala de aula:

  1. O controle da situação vacinal regular deve ser feito pelos órgãos das unidades de ensino e administração central da UFBA;
  2. As informações sobre a situação vacinal de estudantes foram disponibilizadas aos docentes para facilitar o controle exercido pelos órgãos. É possível também consultar a situação vacinal de suas turmas no site vacina.ufba.br;
  3. Caso a/o docente identifique estudante(s) não vacinados ou com ciclo incompleto, orientamos a interromper/não ministrar a aula, notificando a Apub e evitando individualização do problema, confronto direto e indisposições;
  4. A Apub, então, irá notificar os órgãos da unidade, especialmente colegiado, assim como da administração central – como as reitorias de graduação e pós-graduação, que terão total apoio do sindicato para adotar as medidas necessárias.

Essas orientações também estão disponíveis para download aqui

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp