APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Sindicatos federados ao PROIFES participam de mobilizações no Dia do Basta em todo o país

Os sindicatos federados ao PROIFES participaram de atos, manifestações e mobilizações em todo o país nesta sexta-feira, 10 de agosto, data conhecida como Dia do Basta, contra todos os retrocessos econômicos e sociais promovidos pelo atual governo.

Os atos começaram na manhã desta sexta-feira, quando trabalhadores e trabalhadoras e diversas entidades ao redor do Brasil tomaram as ruas das cidades e capitais para exigir um “basta” na agenda de retrocessos que instalou no país após o golpe de 2016, incluindo desemprego acentuado, as privatizações, o aumento dos preços do gás e combustíveis e retirada de direitos de trabalhadores e trabalhadoras. O ato foi organizado por Centrais Sindicais, Frentes populares e movimentos sociais, e recebeu o nome de #DiaDoBasta.

Em Salvador, a concentração começou por volta das 9h no Mercado Modelo, região do Comércio. A diretora da APUB, Raquel Nery e a professora filiada Andréa Hack representaram o sindicato durante a passeata e destacaram algumas das principais pautas da Apub, como a defesa da educação e da Universidade Pública, da Ciência e Tecnologia e dos Direitos Humanos.

6d62baf4-6634-468f-be15-1f83c5600f2f

No Rio Grande do Sul, os docentes da educação superior pública se uniram a diversas categorias de trabalhadores e movimentos sociais para mandar, neste dia do Basta, um recado aos candidatos na eleição 2018. “Temos uma pauta bem clara: queremos a revogação da Emenda Constitucional 95. Não vamos aceitar que o serviço público sofra ainda mais pelas más intenções deste governo”, disse o presidente da ADUFRGS, Paulo Machado Mors.

adurgs

A última Assembleia Geral do sindicato aprovou uma Carta Aberta aos Candidatos propondo uma pauta de lutas que, além da revogação da EC 95, incorpore o fortalecimento da educação pública em todos os níveis e a valorização do professor. “Enquanto a Educação e a Ciência estão praticamente paralisadas no país, o Judiciário e o Ministério Público aprovam o próprio aumento de salário em 16,38%. É uma coleta inversão de valores, é descabido, é imoral!”, declarou o diretor de relações sindicais, Eduardo Rolim. A ADUFRGS participou das atividades do Dia do Basta em Porto Alegre e Osório.

Já em Curitiba, capital paranaense, o Sindiedutec-PR participou de atos no centro da cidade.

sindiedutec2sindedutec1

Em Belém do Pará, o Sindproifes-PA também marcou presença nas ruas e manifestações.

sindiproifes pa

E docentes do ADUFG-Sindicato tomaram as ruas de Goiânia para dizer basta aos retrocessos.

adufg2

No Rio Grande do Norte, a defesa que o ADURN-Sindicato faz da Educação Pública, das Universidades e das verbas para Ciência faz ecoar em Natal junto a diversos movimentos sociais e sindicais.

adurn

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp