APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Série PROIFES Explica: PLP 266 permite que novas universidades contratem servidores durante a pandemia

Na próxima sexta-feira, 9 de abril, às 17h, o PROIFES-Federação realiza mais uma Live da Série PROIFES Explica. Nesta edição, o debate é sobre os efeitos do Projeto de Lei Complementar 266.

Aprovado na Câmara dos Deputados em março, após articulação do PROIFES e do ADUFG-Sindicato, o projeto flexibiliza as contratações de pessoal em universidades federais criadas em 2018 e 2019 e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante a pandemia. Após sanção presidencial, serão contempladas as seguintes instituições: Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Unidades de saúde universitárias também poderão preencher quadros emergenciais provocados pela pandemia.

Na prática, o PLP 266 modifica a lei do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173/2020), excluindo as cinco universidades e a Ebserh da proibição de admitir servidores públicos até o fim de 2021. A regra impedia as universidades e hospitais universitários de prover cargos o que dificulta ações das instituições no combate à pandemia de Covid-19.⠀

Participam da live desta sexta, o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (Sindiedutec); a reitora da Universidade Federal de Catalão, Roselma Lucchese; o presidente do ADUFG-Sindicato, Flávio Alves da Silva e o presidente da Andifes, Edward Madureira. A mediação será feita pela diretora de Comunicação do PROFES-Federação, Gilka Pimental(ADURN-Sindicato).

A live vai ser transmitida no Facebook YouTube do PROFES-Federação.

PROIFES Explica

A série PROIFES Explica convida especialistas para analisar, avaliar, detalhar o funcionamento, desenvolvimento e consequências para os docentes federais e para o país de uma série de temas relevantes e de impacto na conjuntura nacional, por meio de materiais informativos, textos, lives, vídeos e recursos gráficos e audiovisuais.

Acompanhe essa e outras notícias no site e redes do PROIFES-Federação:

Twitter: twitter.com/proifesfederal

Facebook: facebook.com/proifesfederal

YouTube: youtube.com/proifesfederacao

Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp