PROIFES – Nota de Repúdio a ação arbitrária na ADUFCG

PROIFES-Federação manifesta seu total e irrestrito repúdio a ação arbitrária ocorrida na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG), em Campina Grande, na Paraíba, na manhã desta quinta-feira, 25, quando a Polícia Federal apreendeu panfletos em defesa da democracia e autonomia universitária, produzidos pela entidade, além de discos rígidos e computadores.

É inaceitável que seja cerceado o direito à livre expressão da entidade e dos docentes, em especial porque se manifestam em favor da democracia e em defesa da universidade pública. A ação na entidade ocorre em um momento de escalada do autoritarismo no Brasil, em um ambiente já altamente polarizado, em que direitos sociais vêm sendo suprimidos ou reduzidos nos últimos anos. Lamentavelmente, o incentivo à cultura do ódio já está produzindo vítimas fatais. Agora, a ameaça é a um dos direitos mais fundamentais e básicos da construção democrática: o direito de se expressar livremente.

O PROIFES-Federação vem destacar que, acima de eventuais divergências, todas as entidades partícipes e defensoras da Educação Pública e do Estado de Direito estarão unidas na luta contra o ataque às liberdades mais básicas dos cidadãos, quando a defesa da democracia se torna um imperativo, irmanado por todas e todos que acreditam que um Brasil mais livre, justo e humano é possível.

Pela democracia e pela liberdade de defendê-la!

PROIFES-Federação
Brasília, 25 de outubro de 2018