APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES lança campanha em defesa das Instituições Federais de Ensino

À luz de uma sequência de ataques às universidades e institutos federais, e à educação pública em todo o país, o PROIFES-Federação lança nesta quinta-feira, 25, uma campanha em defesa das Instituições Federais de Ensino (IFES), voltada à valorização do ensino público, gratuito e de qualidade.

Composta por sete peças audivisuais, com animações curtas e imagens de divulgação, a Campanha em Defesa das IFES é voltada ao universo digital, para compartilhamento e disseminação em redes sociais de diferentes plataformas.

Cada uma das peças trata de um ponto específico da atuação e transformação social que as IFES promovem em todas as regiões, capitais e interiores do Brasil, ampliando o conhecimento e base científica nacional, fornecendo acesso à educação pública de qualidade, auxiliando o  desenvolvimento soberano e igualitário do país.

“O PROIFES-Federação se posiciona neste momento delicado para a educação brasileira, com esta campanha, na firme defesa de um patrimônio essencial ao desenvolimento nacional, que são as Instituições Federais de Ensino. Somada a outras ações do PROIFES em diferentes áreas, esta campanha reforça a importância de termos IFES atuantes e fortes no sistema educacional brasileiro, pelo seu caráter transformador e sua qualidade inquestionável, oferecendo acesso à educação gratuita em todas as regiões do país”, ressaltou o presidente do PROIFES, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

Pesquisa nas IFES

A primeira animação destaca o papel quase exclusivo que as IFES têm no desenvolvimento da produção científica brasileira, respondendo por 99% dos artigos publicados em revistas científicas de alcance internacional. “A maioria absoluta das pesquisas científicas no Brasil são produzidas nas Universidades públicas. Com a criação da Rede de Institutos federais esta capacidade espalhou -se por todas as regiões do país. Infelizmente, o estrangulamento recente deste crescimento, principalmente pelo crescente corte do orçamento destinado à pesquisa,  já está inviabilizando pesquisas em andamento e projetos futuros. Ensino de qualidade, pesquisa de ponta e social representam a possibilidade de soberania de uma pais. Por isto, defender as instituições federais de ensino e defender a democracia e a soberania do Brasil”, acrescenta Brandão.

A Campanha do PROIFES em Defesa das IFES divulgará um peça audiovisual por semana, além de informações e matérias correlatas, e também se soma aos esforços e ações de outras entidades na defesa de uma educação inclusiva e gratuita, como o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades, nesta quarta-feira, 23, na Câmara dos Deputados. “O objetivo é reforçar e dar visibilidade às conquistas e avanços obtidos pelo conjunto de Instituições Federais de Ensino, em uma linguagem acessível e direta, e focada nos veículos digitais e mídias sociais, que têm hoje no Brasil grande penetração em toda a sociedade. O PROIFES tem realizado uma série de ações neste sentido, e esta Campanha pretende falar com segmentos sociais que muitas vezes desconhecem o papel essencial das IFES em suas vidas e no desenvolvimento do país”, destaca a diretora de Comunicação do PROIFES-Federação, Gilka Pimentel (ADURN-Sindicato).

Acompanhe esta e outras ações do PROIFES em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade no site www.proifes.org.br e nas redes sociais da federação:

Twittertwitter.com/proifesfederal

Facebookhttps://www.facebook.com/proifesfederal/

Youtubeyoutube.com/proifesfederacao

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp