APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação participa do I Congresso da CPLP-SE em Portugal

Congresso da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), realizado de 19 a 21 de outubro, em Amarante, Portugal. Pela Federação participaram o secretário geral, Lúcio Vieira (ADUFRGS-Sindical), a secretária de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosangela Gonçalves (SINDIEDUTEC-Sindicato), e o professor da APUB-Sindicato, José Ponciano de Carvalho Júnior.

Além do PROIFES, o Brasil foi representado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). O encontro reuniu trabalhadoras e trabalhadores em educação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Durante a atividade, o presidente da CNTE, Heleno Araújo, foi eleito secretário geral da CPLP-SE e a professora Rosangela Gonçalves como presidente do Conselho Fiscal da entidade.

Segundo Lúcio Vieira, o congresso transformou a antiga CPLP em um sindicato internacional que congrega os países da língua portuguesa. “Foram três dias de um intenso debate sobre as diferenças e os desafios que as organizações sindicais desses países experimentam em relação ao enfrentamento da questão educacional, no que se refere à organização sindical, carreira dos professores entre outras questões. Tivemos, ainda, a oportunidade de conhecer as políticas públicas de educação desenvolvidas nesses países”, comentou.

O sindicalista avaliou que a participação do PROIFES-Federação no debate contribuiu com a articulação internacional dos sindicatos federados. “Foi um momento extremamente importante para organização conjunta do movimento sindical internacional, vinculado à Internacional de Educação, que permitiu a articulação de uma série de ações em defesa da educação e dos professores. A atividade constituiu um espaço para inserir o movimento sindical da língua portuguesa no cenário internacional. Hoje o movimento sindical também fala português”, avaliou.

Teodoro Muidumbe, secretário-geral da Organização Nacional dos Professores (ONP) de Moçambique comentou sobre a troca de experiências no encontro. “Nós somos um sindicato que ainda não foi reconhecido oficialmente pelo governo. Tiramos uma lição nesse Congresso, sabendo como os sindicatos de língua portuguesa se organizam nos seus respectivos países e como funciona o sistema de formação de professores. Concluímos que em nossos países os salários não são os melhores. Trabalhamos muito para formar profissionais em várias áreas, mas ganhamos pouco. Temos que construir ações conjuntas com os nossos governos para mudar essa realidade”, considerou.

As palavras de ordem “Inovar, Intervir, Fortalecer” marcaram a primeira edição do Congresso da CPLP-SE, que teve como tema “Nós fazemos escola – mais investimentos para a educação pública”, da Internacional da Educação (IE).

Confira como foi a participação do PROIFES-Federação no evento: https://www.youtube.com/watch?v=Wo3wKhPdfTk&ab_channel=PROIFESFedera%C3%A7%C3%A3o

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp