APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES debate participação na CRES 2018 em reunião do Conselho Deliberativo

Tendo como eixo norteador a visão de que o momento é de reafirmar a educação como direito, em seu segundo dia de discussões, no sábado (12), o Conselho Deliberativo do Proifes tratou da participação da Federação na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), que será realizada de 11 a 15 de junho, em Córdoba, Argentina.

Após a apresentação, pelo diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, sobre a importância, objetivos e propósitos da CRES e uma retrospectiva do centenário da Reforma Universitária que ocorreu na Universidade Nacional de Córdoba em 1918, representantes dos sindicatos federados debateram cada um dos sete eixos temáticos da Conferência.

“A participação do Proifes na III CRES se insere dentro de uma luta muito importante pela manutenção da educação como direito e não como serviço, como mercadoria. Essa conquista todos nós tivemos na II CRES, em Cartagena das Índias, Colômbia, há 10 anos. E agora, a luta pela manutenção da ideia da educação pública como direito é um grande papel que temos na conjuntura internacional”, ressaltou Rolim.

O Proifes participará da Conferência com representação em todos os sete eixos: O ensino superior como parte do sistema educacional na América Latina e no Caribe; Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina; o papel do ensino superior diante dos desafios sociais da América Latina e do Caribe; o papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; Educação superior, internacionalização e integração regional na América Latina e no Caribe; e Pesquisa científica e tecnológica e inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe.

Sobre a CRES

A III CRES reunirá presidentes, reitores, diretores – acadêmicos e universitários – trabalhadores, estudantes, redes, associações profissionais, centros de pesquisa, sindicatos e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, além de amigos do ensino superior do continente para discutir critérios, formular propostas e linhas de ação que consolidem o ensino superior como bem social, humano e universal, com responsabilidade dos Estados.

A primeira Conferência Regional sobre Educação Superior foi realizada em Havana, Cuba, em 1996, e a Segunda Conferência Regional em Cartagena das Índias, Colômbia, em 2008. A III Conferência Regional será realizada de 11 a 15 de junho de 2018, na cidade de Córdoba, Argentina, e é organizada pelo Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO na América Latina e Caribe (IESALC), a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), o Conselho Nacional Interuniversitário (CIN) e o Secretariado Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação e Desportos da Argentina. Além disso, conta com o apoio especial do Conselho de Reitores das Universidades Particulares da Argentina (CRUP), bem como de numerosas instituições, associações e redes acadêmicas no campo do ensino superior na América Latina e no Caribe.

Para a Conferência estão previstas instâncias de debate participativo, com diferentes modalidades (fóruns e eventos regionais), sobre o estado atual do ensino superior, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, bem como sobre as melhorias e realizações desejadas na próxima década, tendo em vista os objetivos de desenvolvimento sustentável e as definições da Agenda 2030 da UNESCO. Além disso, as conclusões da CRES 2018 irão integrar a Declaração e Plano de Ação dos países da América Latina e do Caribe para a Conferência Mundial sobre o Ensino Superior a ser realizada em 2019, na sede da UNESCO em Paris, França.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp