APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Docentes avaliam e debatem sistema de educação na 3ª Conferência Estadual de Educação da Bahia

A terceira edição da Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED) aconteceu entre os dias 3 e 4 de maio e contou com a presença de diversos docentes que avaliaram e debateram a “Consolidação do Sistema Estadual de Educação e Plano Estadual de Educação”, tema central do evento.

A abertura ficou por conta do professor Luiz Dourado (UFG/FNPE), que falou sobre sistemas de educação e planos decenais de educação levantando questões no âmbito do estado, da democracia, e sobretudo, do direito a educação. Ao longo da conferência os convidados discutiram diversos eixos relacionados ao tema central, como qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais, participação popular e controle, democratização, justiça social, direitos humanos, formação, carreira, condições de trabalho, entre outros.

A diretora da Apub-Sindicato, Raquel Nery, esteve presente e mediou a mesa sobre as políticas de flexibilização trabalhista, responsabilização dos profissionais e os impactos disso na estrutura e funcionamento da educação. A mesa ainda contou com a participação das professoras Celi Tafarel (UFBA/ANFOPE) e Noildo Gomes do Nascimento (CNTE). Vale lembrar que o GT de Educação da Apub está atuando na COOED como forma de preparação para a CONAPE, que acontece de 24 a 27 de maio em Belo Horizonte. As docentes Uilma Amazonas (FACED) e Marta Lícia (FACED), Andréa Hack (UFBA/Letras) também acompanharam as mesas de debate.

Além de servir para os professores que estão na ponta do sistema educacional fazerem um diagnóstico da educação nos territórios de identidade da Bahia, a conferência também serviu como espaço de manifestação e resistência, os gritos “Lula livre” e “Fora Temer” puderam ser ouvidos em coro por várias vezes durante o evento.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp