APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Avanço da privatização ameaça a educação e pesquisa na América Latina, alerta IEAL

Primeira mesa do XV Encontro Nacional do PROIFES debateu o processo de mercantilização do setor

A primeira mesa do XV Encontro Nacional do PROIFES-Federação debateu nesta sexta-feira, 2 de agosto, em Belém, as tendências globais do processo de mercantilização da educação na América Latina. A consultora da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Gabriela Bonilla, apresentou um estudo, justamente, mostrando de que forma a privatização avança sobre a educação latino americana e quem está por trás desse avanço.

Gabriela estuda essas tendências há mais de uma década. A conclusão é assustadora não só pela semelhança do método utilizado nos países do continente, mas principalmente, pela consequência: a responsabilidade sobre a educação está, gradativamente, sendo transferida para as mãos do setor privado. “A tendência global institucionaliza o comércio na educação”, definiu Gabriela, mostrando que para isso, os grupos que querem o controle sobre o lucro do mercado educativo, impõem um discurso que “desvaloriza o setor público, compra e terceiriza os serviços educacionais e endivida o setor público para pagar os grupos privados”, ou seja, a privatização da educação está sendo financiada com recursos públicos. 

“O processo de privatização e comercialização da educação pública está se levando a cabo com a participação e cumplicidade dos ministérios da educação e governos de praticamente de todos os países em desenvolvimento e, em muitos casos, até mesmo com a solicitação deles”. 

Isso é possível, explica, porque o marco legal nesses países favorece o setor privado, que se movimenta facilmente na busca do controle do lucro deste enorme mercado global.

A mesa teve a coordenação da vice-presidenta do PROIFES-Federação, Luciene Fernandes, e do diretor de relações internacionais do PROIFES, Gil Vicente de Figueiredo. 

A vice-presidente da IEAL, Fátima Silva, e o representante da confederação argentina de docentes universitários (CONADU), Carlos De Feo também participaram da mesa e falaram sobre o papel do movimento sindical para segurar o avanço.

Baixe aqui a apresentação de Gabriela Bonilla.

Fonte: PROIFES-Federação


Facebook
Twitter
Email
WhatsApp