APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Posse IGEO: compromisso com a universidade e a democracia

A solenidade aconteceu na sala de Conselhos Superiores da Reitoria da UFBA, na manhã desta terça-feira (27/09). Os cargos de diretor e vice-diretor do Instituto de Geociências na Gestão 2022 a 2026, foram ocupados pelos professores Cristóvão de Cássio da Trindade de Brito e Danilo Heitor Caires Tinoco Bisneto Melo, respectivamente.

Ao entregar o mandato que se encerrava, as professoras Olívia de Oliveira e Simone Moraes falaram das metas de excelência e compromisso que buscaram para o Instituto durante a gestão e enfatizaram como o apoio de toda a comunidade acadêmica foram fundamentais para enfrentar os desafios provocados pela atual política de governo e pela pandemia.

O diretor empossado destacou a dimensão e importância do IGEO (que possui 4 cursos de graduação, 4 cursos de pós-graduação, 1000 estudantes e 88 professores ativos, além de aposentados que continuam atuante). Ainda durante o seu discurso, Cristóvão destacou os perseguidos e as perseguições sofridas pela ditadura militar e fez uma referência especial a Milton Almeida dos Santos, geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro.

Em sua fala, o reitor Paulo Miguez descreveu a relevância do momento. “Vivemos um momento de democracia na UFBA, enquanto lá fora, enfrentamos momentos difíceis que poderão ser superados pelo poder do voto. Estamos em busca de um novo tempo. Em que sejam abertos diálogos sem ataques contra a universidade”, destacou.

Participaram da cerimônia de posse, o presidente da Apub, Emanuel Lins, Andréa Hack, diretora administrativa da entidade e Joviniano Neto, diretor social de aposentados.” O momento é de alegria e simbolismo por três motivos. Primeiro, a afirmação da tradição de eleições democráticas. Segundo, 2022 foi um ano em que a comunidade universitária conseguiu mudar o nome da Avenida Ademar de Barros para Milton Santos. Terceiro, o fato de que o Cristóvão era até poucos dias, um dos representantes docentes do Conselho Universitário. O que nos deixa muito feliz”, finalizou Joviniano Neto.

O presidente Emanuel Lins, lembrou a importância do Instituto para a universidade. “É um Instituto que possui interação direta com a sociedade. Com 50 anos de existência, possui cursos de graduação e programa de pós-graduação com captação de recursos. Portanto, temos a honra de participar da cerimônia de posse dos novos representantes do IGEO”, afirmou o dirigente.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp