APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Os desafios da universidade – Apub na Fliba

Apub Sindicato participou da FLIBA-Feira Literaria da Bahia com a mesa “Os Desafios da Universidade”.

A mesa, realizada no dia 16, foi mediada pelo professor Joviniano Neto, ex-presidente da Apub Sindicato, e teve a participação da presidenta da APUB, professora Marta Lícia Teles; do vice-reitor da UFBA, professor Penildon Filho; e da professora Mirian Sumica Carneiro, diretora do campus dos Malês da UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

O professor Penildon Filho expôs os desafios da universidade diante das grandes questões mundiais, especialmente diante do cenário econômico e ambiental das novas configurações geopolíticas, tendo como destaque a ascensão chinesa e o papel da educação e da ciência nesse contexto.

A professora Marta Lícia pontuou o papel da educação na realidade política e econômica brasileira, explicitando também o atual momento das lutas da categoria por melhores condições de trabalho para a categoria docente no atual cenário político nacional.

A professora Miriam Carneiro trouxe a experiência da UNILAB como exemplo de inclusão social e interação entre a universidade e os países da América Latina e África e de como essa experiência contribui para a diversidade na universidade pública no Brasil.

O professor Joviniano Neto, mediador da mesa, comentou a atual realidade política, trazendo o contexto histórico das lutas democráticas e o papel do movimento sindical e da universidade pública na resistência ao autoritarismo e em prol dos direitos humanos no país.

A Feira Literária da Bahia foi realizada entre os dias 14 e 17 de março, no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. A participação na FLIBA foi mais uma contribuição da Apub Sindicato para o debate em torno da importância da universidade pública e da categoria docente diante dos desafios da Brasil e do planeta. Para a Apub, os graves problemas e questões que a nossa sociedade atravessa só poderão ser enfrentados através da inclusão social, da ciência e da educação.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp