APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

O empoderamento das minorias e a geração tombamento nas Polêmicas da UFBA

Na próxima segunda, dia 20, Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA colocará em debate O empoderamento das minorias e a geração tombamento, com a presença da advogada Dandara Pinho, da jornalista e blogueira Tia Ma, de Anhamona de Brito, advogada e ativista de Direitos Humanos, de Adriele Regine, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos e Bruna Rocha, diretora de Mulheres da UNE e integrante da Marcha Mundial das Mulheres. A abertura sera com o grupo Vozes Reveladas, criado pelo saudoso maestro Sérgio Souto.

O conceito de Geração Tombamento não é atual e se transformou numa expressão da juventude negra, mulheres/homens negras que se afirmam através da estética no fortalecimento de suas culturas e no enfrentamento ao racismo. Esses, entre outros serão os temas que estarão nos debates.

O encontro será no auditório da escola Politécnica da UFBA a partir das 19 horas e conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (SBPC).

Quem são os convidados

Dandara Pinho, advogada, presidente da comissão de promoção a igualdade racial da OAB/BA.
Tia Ma, jornalista de A Tarde, blogueira, youtuber e ativista.
Anhamona de Brito, advogada, ativista de Direitos Humanos e professora do curso de Direito da Uneb (Campus XIX – Camaçari). Atuou em diversos cargos públicos, onde se destacam o de Superintendente de Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDHDS); Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas do Governo Federal (SEPPIR); Ouvidora Geral da Defensoria Pública dá Bahia; e Presidente do Colégio Nacional das Defensorias Públicas do Brasil.
Adriele Regine
, Mestranda em Estudos Étnicos e Africanos, Pós-Graduando em Engenharia de Produção, Especialista em Desenho, Registro e Memória Visual e Designer de Moda
Bruna Rocha, Diretora de Mulheres da UNE, Marcha Mundial das Mulheres

Polêmicas Contemporâneas

A disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas recebe alunos de todos todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela UFBA. É aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.

É uma atividade promovida pelo Departamento II da Faculdade de Educação em conjunto com a Escola Politécnica da UFBA e com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Secretaria Regional da Bahia).

Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas que podem ser acessados através da página http://www.polemicas.faced.ufba.br, onde também estão disponíveis os áudios e vídeos doa debates anteriores.

São usados intensamente as redes sociais, entre as quais Twitter, Identi.ca (@polemicas_ufba), Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras (#polemicas_ufba) e a participação pode ser dar através do chat de Polêmicas em http://bit.ly/chatPolemicas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp