Nota de Repúdio à nomeação de um interventor no IFRN

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – PROIFES-Federação torna público seu repúdio à nomeação, feita pelo ministro da Educação, de um interventor como reitor pró-tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

O referido ato de Abraham Weintraub entra em confronto direto com a escolha da comunidade – docentes, técnicos-administrativos e discentes -, realizada de modo legítimo e válido em 04 de dezembro de 2019. Nessa ocasião, o professor José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor, processo este homologado pelo Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) em janeiro de 2020.

Reforçamos, assim, nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a autonomia das Instituições de Ensino federais brasileiras no que concerne à escolha de seus reitores. Reiteramos veementemente nossa recusa à intervenção arbitrária e ilegítima do governo federal. Somamo-nos às demais entidades na defesa da autonomia das IFEs e do respeito à eleição da comunidade acadêmica – docentes, técnicos administrativos e estudantes – e exigindo a anulação da nomeação do reitor- pró-tempore e a imediata nomeação do candidato eleito pela comunidade do IFRN.