APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar: Nalu Faria

Nalu Faria foi uma das maiores referências da esquerda brasileira e latino-americana, do feminismo internacionalista, do PT e da Marcha Mundial das Mulheres. Era psicóloga de formação e iniciou sua trajetória no movimento estudantil de Uberaba (MG). Fez parte do Centro Acadêmico e do DCE de sua universidade, além de contribuir para a construção do primeiro ato do 8 de Março da cidade.

Nos anos 1980, foi para São Paulo já atuando na Democracia Socialista, corrente interna do PT, do qual foi militante desde a sua fundação, sendo decisiva para que ela se tornasse uma corrente feminista, e também para que o partido instituísse cota de gênero nas suas eleições internas e institucionais, e fortalecesse os espaços internos de auto-organização das mulheres petistas. Em São Paulo, também conheceu a SOF (Sempreviva Organização Feminista), onde trabalhou de 1986 pra cá.

Nos anos 1990, Nalu Faria foi uma importante articuladora da Marcha Mundial das Mulheres (movimento feminista internacional) no Brasil e nas Américas, inclusive quando o Brasil foi a sede do Secretariado Internacional da organização. Para além disso, Nalu Faria sempre atuou e foi referência na integração dos movimentos populares do Brasil, da América Latina e do mundo, contribuindo para que as lutas sociais tivessem grande envergadura e aglutinassem a classe trabalhadora.

Importante formuladora, contribuiu com uma série de cartilhas, artigos, cursos, formações e direcionamento de mandatos da esquerda que hoje atuam firmemente em diversas casas legislativas do Brasil.

Sua partida é de profunda tristeza a todas e todos que conheciam e conviviam com ela, e, sobretudo, para aquelas e aqueles que acreditam num mundo mais justo e solidário.

Diante disto, externamos o nosso profundo pesar.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp