APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar I Apub lamenta o falecimento da professora Iracy Picanço

A Apub Sindicato lamenta o falecimento, neste dia 30 de março, da professora Iracy Silva Picanço, aposentada da Faculdade de Educação da UFBA. Nascida em Salvador, 1939, foi durante toda a vida uma militante da democracia e da educação brasileira. Pedagoga e mestra em educação, iniciou sua carreira em 1958 como professora primária; já docente da UFBA, foi demitida nos primeiros dias da Ditadura Militar, quando sofreu perseguições, junto com sua família, por conta de sua atuação política. Anistiada em 1979, retorna à universidade, inicialmente como servidora técnica – quando participa da criação da Assufba Sindicato – e posteriormente como docente, atuando na Apub. Foi diretora da Faced/UFBA entre 1995 e 1999 e vice-diretora entre 2008 e 2012.

Em 2014, já aposentada, participou da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA, na qual ofereceu seu depoimento, registrado abaixo:

O sepultamento da professora será amanhã, 31 de março, às 11h, no cemitério Jardim da Saudade. O velório acontece na Capela C.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp