APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Na Câmara, PROIFES participa de lançamento de Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional

O PROIFES-Federação, em continuidade a uma semana de atividades no Congresso Nacional, participou nesta quarta-feira, 4, do lançamento da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Soberania Nacional, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Oswaldo Negrão e Ruy Rocha (ADURN-Sindicato), e Everton Cardoso (SINDIEDUTEC-Sindicato) participaram junto a centrais sindicais, movimentos populares, parlamentares, partidos políticos, e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras que lotaram o auditório Nereu Ramos, da Câmara.

No evento desta quarta-feira, entre os convidados da mesa estiveram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que voltou pela primeira vez ao Congresso desde que foi destituída do cargo de presidente da República em 2016, além dos candidatos a presidente da República em 2018, Guilherme Boulos (Psol) e Fernando Haddad (PT), junto com o ex-senador Roberto Requião (PMDB-PR) e parlamentares de diferentes partidos.

Com auditório Nereu Ramos lotado, a ex-presidente Dilma discursou conta as privatizações das empresas estatais, como Petrobras e Eletrobras, e foi saudada pelo público ao defender a floresta amazônica como forma de manter a soberania nacional.

“O tamanho da floresta amazônica com a quantidade água que tem lá e de verde” é um dos pontos que mais emocionam Dilma, segundo ela. “É uma maravilha, quem nunca viu aquilo não entende a grandeza do nosso país”, afirmou a petista. No evento, a ex-presidente Dilma sugeriu três frentes de defesa da soberania nacional: Petrobras, Amazônia e as universidades públicas.

Durante o ato de lançamento do movimento, que tem apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de partidos como PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT, e de entidades como ABI, CNBB, CUT e do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, foi lançado um manifesto em Defesa da Soberania Nacional.

Fonte: PROIFES-Federação com informações Revista Fórum, Agência Câmara

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp