APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Memória e contribuição de dois democratas

Morrem os democratas, mas não morre a democracia. Ao contrário, a democracia se fortalece pela lembrança e inspiração de suas vidas.

Nesses dias, a Apub registrou a perda de dois dos seus filiados mais antigos. Ambos exemplos do enfrentamento e da luta contra a ditadura militar. James Farias – pelo seu posicionamento contra a ditadura, enfrentou o exílio e no retorno, após a anistia, como arquiteto e professor foi um exemplo da combinação de gentileza e cordialidade com competência e posicionamentos firmes. O professor tanto ensinava projeto como cidadania.

Marcelo Duarte – professor de Direito Constitucional, perseguido e exonerado dos seus cargos, enfrentou com altivez e dignidade a ditadura militar, atuando na frente democrática. Após a Ditadura, que ajudou a superar, reassumiu a cátedra da Faculdade de Direito e formou dezenas de alunos no respeito ao Estado Democrático de Direito e participou ativamente da construção da democracia.

Ambos participaram do processo de reativação da Apub, à qual se mantiveram filiados por quase 40 anos. A sua memória é inspiração para continuar a luta por um Brasil democrático mais justo e igual.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp