APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

MCTI anuncia diretrizes para elaboração da Nova Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação

Anúncio ocorreu, nesta quarta, durante 35ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto e diplomação de novos membros da Academia Brasileira de Ciência

Aministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou, nesta quarta-feira (10), portaria que estabelece as diretrizes para a elaboração da Nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa ocorreu no Rio de Janeiro durante entrega da 35ª edição do Prêmio Alimirante Álvaro Alberto, maior reconhecimento a pesquisadores brasileiros, ao epidemiologista Cesar Victora. O evento também foi palco da entrega dos títulos de Pesquisador Emérito e da diplomação de novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

 “Nosso objetivo é promover o alinhamento institucional de todos os órgãos que integram a estrutura do Ministério, com foco em programas e projetos estruturantes que alavanquem o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou a ministra. “Além disso, queremos promover a sinergia entre os atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para ampliar os impactos e benefícios dos investimentos nessa área”, acrescentou.

A proposta engloba quatro eixos estratégicos. O primeiro deles é recuperar, expandir, modernizar, consolidar e integrar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, promover e apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas empresas nacionais, e fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico e as atividades de pesquisa e inovação em programas e críticos para a promoção e defesa da soberania do País. Por fim,  promover a defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e a difusão de tecnologias para melhoria das condições de vida da população e a resolução de problemas sociais.

A ministra destacou que as diretrizes irão nortear o debate com a comunidade científica e demais atores que terão assento no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que será reativado por decisão do Presidente Lula. As discussões também ocorrerão no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“É com diálogo, vontade política, buscando recursos e com inabalável disposição que colocaremos a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da população, ampliando e expandindo seus benefícios para todas as brasileiras e todos os brasileiros”, concluiu a ministra.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp