APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Livro “O Dia em Que Voltamos de Marte” foi lançado no último sábado (9) na livraria LDM em Salvador

Roda de conversa com Tatiana Roque e mediação de Daniel Peres contou com presença da diretoria da APUB Sindicato

Na noite do último sábado (09) aconteceu, em Salvador, o lançamento do livro “O Dia em Que Voltamos de Marte: Uma História da Ciência e do Poder com Pistas para Um Novo Presente”, da matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque, docente da UFRJ. O evento, apoiado pela APUB Sindicato, ocorreu na livraria LDM, no Shopping Bela Vista, contou com uma roda de conversa com a autora, mediada por Daniel Peres, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA, além de uma sessão de autógrafos com a professora.

A professora Ana Lúcia Góes, vice-presidenta da APUB Sindicato, comenta que o livro traz à tona um tema de grande relevância na atualidade: as mudanças climáticas e o futuro do planeta. “As mudanças climáticas estão acontecendo numa velocidade infinitamente maior do que a gente esperava, então a gente está vivendo hoje o que os especialistas imaginavam que poderíamos viver daqui a 30 anos. E a gente não vê muita mobilização dos governos”, pontua. 

Ana Lúcia ressalta a importância de refletir, buscar respostas e ações que atendam aos dilemas apresentados. “Quem vai ter que lutar por isso, quem vai ter que talvez encontrar possíveis respostas às perguntas que estão no livro somos nós. Já passou da hora da gente ter essa discussão. E Tatiana traz isso com muita lucidez, clareza, muita tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, de uma forma a nos provocar um rebuliço, de nos fazer pensar e agir. Não só pensar, mas começar a nos articular para agir e evitar que o planeta seja destruído”, afirma.

Na roda de conversa, Tatiana Roque trouxe as motivações para a escrita do livro, publicado em dezembro de 2021, pela editora Crítica. Durante o debate foram feitas reflexões e perguntas sobre as relações entre ciência e política, bem como a necessidade de repensar o presente para haver possibilidade de futuro, devido às mudanças climáticas. Estiveram presentes membros da diretoria da APUB Sindicato, professoras e professores, e a vereadora de Salvador Maria Marighella.

Daniel Peres considera que a publicação é importante por trazer pensamentos sobre problemas reais, cujas soluções não estão evidentes. “O interessante é que é uma pessoa que vem da academia, da ciência, mas reconhece justamente o espaço da política. Apesar dos cientistas poderem contribuir apresentando soluções, o problema não é científico, é um problema político. E eu acho que isso é um ganho super importante no argumento dela. Porque ou a gente decide por encampar uma solução, ou não haverá solução possível”, diz Daniel.

Lançamento em Salvador

Tatiana Roque relata que para ela é um marco na sua trajetória política lançar seu livro na Bahia. “Lançar o livro aqui em Salvador é uma experiência incrível. Primeiro porque eu tenho muitos amigos aqui, que são companheiros da APUB, com quem a gente já tem uma relação política há muito tempo. E agora poder compartilhar esse novo momento em que eu estou atuando politicamente também, nessa questão das mudanças climáticas e dessa relação entre ciência e política para o combate às mudanças climáticas”, explica. 

A autora diz ainda que essa nova agenda a preocupa muito e é nela que pretende centrar sua ação política. “Então compartilhar essa preocupação aqui com os companheiros da UFBA e da APUB é muito importante, e é um marco nessa trajetória política que eu estou fazendo” conclui Tatiana.

Ana Lúcia acredita que o lançamento do livro no estado permite a ampliação do debate sobre o tema. “Eu acho que trazer o livro para cá, para lançar aqui na Bahia, faz com que essa conversa, esse diálogo seja ampliado, não fique só no eixo Rio – São Paulo, que é o que geralmente acontece. A ideia foi realmente trazer esse debate para a Bahia, para que a gente possa ampliar”, finaliza.

O dia em que voltamos de marte: Uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente

Sinopse: Durante séculos, a ciência e a política se uniram por projetos de mundo, passando a confiança de que trariam soluções para boa parte das dificuldades enfrentadas pelos seres humanos. Como um foguete ascendendo aos céus, a humanidade parecia viajar esperançosa em direção a um mundo sempre melhor. Porém, a descoberta das mudanças climáticas colocou essa expectativa em crise – e nossa visão do futuro ficou nebulosa. Neste livro, a matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque nos convida para uma jornada pela história, retraçando os caminhos que nos trouxeram ao momento sem precedentes em que vivemos. Mais ainda: ao invés de propor soluções ilusórias, oferece pistas para que possamos repensar a vida na Terra. E construir um presente que nos permita imaginar um futuro.

Texto e fotos por: Jamile Araújo

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp