APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Ignorância perversa

No Nordeste, parte do Brasil que Bolsonaro tem procurado estigmatizar, a palavra ignorância é utilizada em dois sentidos: a de desconhecimento e a de brutalidade, grosseria. Apelar para a ignorância significa apelar para a grosseria, violência. Ao atacar, o presidente da OAB referindo-se ao assassinato do seu pai, Bolsonaro se incluiu, com agravantes, nos dois significados.

O primeiro é o de desinformação. Veiculou boatos, mentiras, ouvidas quando seria tenente, procurando jogar a responsabilidade do assassinato de FERNANDO SANTA CRUZ sobre companheiros da vítima. Reproduziu o que os agentes da repressão faziam na Ditadura Militar para iludir a opinião pública e tentar intrigar adversários. Isto após anos de trabalho que resultaram em documentos do CEMDP – Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos e da Comissão Nacional da Verdade, as quais, oficialmente, esclareceram os fatos, comprovando a prisão e assassinato por agentes do Estado. Com mais esta declaração irresponsável contra a história e a verdade, o Sr. Bolsonaro aumenta sua escalada de agressões contra pessoas e instituições.  

Assim, mais do que ignorância truculenta, o ex-militar Bolsonaro recorre ao “fake news” e a perversidade para atingir os sentimentos de uma família cujo filho FELIPE SANTA CRUZ preside a OAB – entidade que é, historicamente, fundamental na defesa da democracia, do devido processo legal e do Estado Democrático de Direito.

O Grupo Tortura Nunca Mais-BA continuará na luta pela revelação, para todos os brasileiros, da verdadeira história da Ditadura Civil Militar, enfrentando os que a negam, defendem e, ao que parece, procuram implantar métodos similares. Neste momento, cabe exigir que o Presidente informe sobre o que diz ter conhecimento e ordene a abertura de todos os arquivos militares.
O Sr. Jair Bolsonaro, que se diz cristão, deveria compreender o real significado da frase bíblica que vive citando “a verdade liberta”. É em nome de MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA que nos pronunciamos. 

Joviniano Neto – Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp