APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT Educação do PROIFES debate cronograma de ações para 2019

O Grupo de Trabalho Educação do PROIFES-Federação reuniu-se nos dias 21 e 22 de janeiro, segunda e terça-feiras, em Brasília, na sede da entidade, com o objetivo de inciar o planejamento e debater pautas a serem apresentadas ao Conselho Deliberativo do PROIFES, que se reúne nos dias 25 e 26 próximos.

A reunião se iniciou com informes e análise de conjuntura, questões sobre o avanço da privatização do ensino privado sobre o público na América Latina e Caribe, subsídios para debates sobre a revogação da Emenda à Constituição 95, que congela gastos sociais por vinte anos, com impactos severos no sistema educacional público brasileiro, em todos os níveis, além do assessoramento ao PROIFES em relação a itens aprovados no XIV Encontro Nacional da Federação, realizado em julho de 2018 em São Luiz, capital maranhense.

“Esta primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho Educação foi no sentido de debater ações e cronogramas para 2019, em um período em que poderá ser drasticamente alterado o sistema educacional brasileiro, com restrições orçamentárias severas”, afirmou Gil Vicente (ADUFSCar-Sindicato), tesoureiro do PROIFES e coordenador do GT.

Outro ponto de destaque desta reunião do GT foram a discussões sobre o primeiro Encontro Nacional de Educação Infantil do PROFIES-Federação, que será realizado de 6 a 8 de fevereiro na ADUFSCar-Sindicato, em São Carlos (SP). “Esta é uma discussão fundamental no cenário atual, de desmonte da educação pública brasileira, em especial da educação infantil e creches ligadas às universidades federais, que, devido à EC 95, sofrerão diretamente as consequências dos possíveis cortes de recursos, inviabilizando a entrada e a permanência de alunos nesta modalidade de ensino”, explicou Isaura Brandão, do ADURN-Sindicato.

Participaram também desta reunião Lúcio Olímpio (ADUFRGS-Sindical), Matilde Alzeni e Thaís Madeira (ADUFSCar-Sindicato), Geovana Reis (ADUFG-Sindicato), Marta Lícia Telles de Jesus (APUB Sindicato), Eronivaldo Pimentel, Juliana Albuquerque e José Barbosa (ADUFEPE-Sindicato), e Remi Castioni (ADUnB). A próximao reunião do GT Educação acontece em 21 e 22 de fevereiro, em São Paulo (SP).

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp