APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT Educação da Apub realiza a segunda roda de conversa sobre movimento sindical

O Grupo de Trabalho de Educação da Apub realizou, no dia 02 de fevereiro, a segunda roda de conversa sobre movimento sindical, desta vez com o tema “Apub pós Ditadura Militar”. A coordenação da atividade foi da professora Uilma Matos e como convidado, participou o professor João Augusto Rocha, aposentado da Escola Politécnica da UFBA e ex-presidente do sindicato nos anos de 1985 a 1987.

Em seu relato, João relembrou o período de sua gestão, que coincidiu com o final do regime militar no país. Durante seu mandato, foi instalada a faixa “O SNI NÂO MORA MAIS AQUI”, na antiga sede da Apub, que também foi reinaugurada no período após ser fechada pelos militares; para ele, o slogan tinha um sentido político muito forte de dizer não ao serviço nacional de investigação da Ditadura.

O professor também resgatou características e bandeiras de luta do movimento docente – como a defesa da reintegração de professores/as afastados da Universidade pelos governos militares; afirmou ainda que uma das premissas fundamentais da diretoria era manter uma posição política ampla e suprapartidária, o que garantia articulações do sindicato com muitos setores. Por fim, lembrou ainda que um marco da gestão foi a realização do Congresso da Andes na Universidade Federal da Bahia com grandes representações políticas da época.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp