APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Governo destina 0,00069% do PIB para a ciência,e 30% do PIB para o sistema financeiro

Governo destina 0,00069% do PIB para a ciência,e 30% do PIB para o sistema financeiro
Governo destina 0,00069% do PIB para a ciência,e 30% do PIB para o sistema financeiro

💊Após o início da pandemia, palavras como “imunização”, “pesquisa”, “protocolos”, “variante” e outros termos científicos passaram a fazer parte de nosso cotidiano, comprovando mais do que nunca, a importância do investimento em ciência para a saúde e para o bem-estar da população. 

Menos para o presidente Jair Bolsonaro, que elegeu a ciência e as universidades como inimigas em suas “guerras culturais”. É uma estratégia de um projeto de poder que ignora os interesses do povo.

🧬Em outubro de 2021, o governo Bolsonaro cortou 92% dos recursos que seriam destinados à ciência. Cerca de 60 mil pesquisadores sofrem com falta de pagamento de suas bolsas, universidades e institutos federais mal conseguem pagar suas contas e até o desenvolvimento de vacinas brasileiras está ameaçado.

Internacionalmente, o investimento médio em ciência é de 1,79% do PIB de cada país. Já a verba destinada pelo Governo Federal representa 0,00069% de nosso PIB! O orçamento para a ciência é o menor do século!

Enquanto isso, 50% do orçamento federal de 2021 foi destinado para o pagamento de juros e amortização da dívida com o sistema financeiro: absurdos R$ 2,1 trilhões, quase 30% do PIB brasileiro!

🔬A pesquisa científica e as universidades são fundamentais para o presente e o futuro de qualquer país. Não podemos deixar que o Brasil siga caminhando para trás porque temos um governo cujo único objetivo é jogar o nosso país em um abismo do qual teremos muitas dificuldades para sair.

#VivaaCiência #CiênciaÉVida

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp