APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

FEEBA e FACED/UFBA promovem Sessão Especial para homenagear in memóriam a Professora Emérita Iracy Picanço*

O FEEBA (Fórum Estadual de Educação da Bahia) realiza uma sessão especial em Homenagem in memóriam a Professora Emérita Iracy Picanço no próximo dia 05 de junho das 9:00h às 12:00h, no auditório I da FACED/UFBA.

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação (Faced), professora emérita da UFBA desde 2011, Iracy Picanço nasceu em 17 de fevereiro de 1939 em Salvador. Era ainda uma adolescente, com 12 anos, quando alfabetizou seus primeiros alunos numa escola no bairro da Liberdade.

Quem era Iracy Picanço?

Entre 1958 e 1964, dedicou-se ao ensino primário nas escolas Abrigo dos Filhos do Povo, filantrópica, também na Liberdade, e Antônio Bahia, da rede pública estadual, na cidade baixa. Paralelamente, ativa militante do movimento estudantil de 1959 a 1962, com participação no diretório estudantil da Faculdade de Filosofia, em 1962 já atuava como pedagoga no Serviço de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação da UFBA.

Foi nessa época também que, num curso de 1962 da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), foi aluna de Paulo Freire, então professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Logo na sequência, em 1963, integrou uma delegação de 40 brasileiras que participaram do Primeiro Congresso Mundial em Mulheres, em Moscou.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp