APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em Brasília, PROIFES-Federação participa de ato em defesa da reposição salarial de 19,99% para servidores públicos

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Flávio Alves da Silva, e a diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior, professora Geovana Reis, representaram a entidade no ato organizado nesta terça-feira (31/05), em Brasília, pela reposição salarial de 19,99% dos servidores públicos. Juntamente com representantes da Proifes-Federação e de outras entidades sindicais, a concentração foi no Espaço do Servidor e seguiu para a Câmara dos Deputados.

“Mais uma vez, estamos presentes em Brasília para mobilizar pelos nossos direitos. Já estamos há mais de cinco anos sem receber qualquer tipo de reajuste, enquanto a inflação só cresce neste país. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) entregou pauta com a demanda, mas ela sequer foi analisada. Não podemos aceitar essa situação e, por isso, nossa luta é permanente”, disse o professor na ocasião.

Mobilização

O Adufg-Sindicato está empenhado na luta pela reposição emergencial. A entidade tem participado de diversas ações neste sentido também em Brasília. No último mês, a diretoria emitiu, ainda, uma nota de repúdio contra a proposta de concessão de 5% de reajuste por parte da gestão Bolsonaro-Guedes ao funcionalismo. No entanto, o percentual não alcança nem mesmo um terço dos 19,99% referente à inflação do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A entidade pontuou que a inflação acumulada dos últimos 12 meses já é de 11,3%, segundo dados deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E outro ponto a ser considerado é que o Governo não esclareceu questões fundamentais sobre o tal reajuste de 5%, como por exemplo se ele será dado aos aposentados, se será sobre o salário base ou o conjunto dos vencimentos, ou mesmo a partir de quando ele seria incorporado aos salários dos servidores.

Fonte: Adufg-Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp