APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Comitê do Plebiscito Popular da UFBA é lançado na praça das Artes

Criado no último dia 16 de julho, o Comitê da UFBA do Plebiscito Popular foi lançado nesta quinta-feira (31/07), na praça das Artes, em Ondina, com a realização de aula pública da professora Maria Victória Espinheira (FFCH). A docente considera que a instalação do Comitê na universidade é muito importante neste momento político que o Brasil atravessa. “É um movimento com muita força, com mais de 350 entidades apoiando e participando. Sabemos que, para que a reforma política, tem que ter muita pressão do povo, de fora para dentro do Congresso. Por que lá ninguém quer essas mudanças”.

A professora destacou ainda que a reforma é um dos pontos mais fortes da política nacional atual. Somente após as mudanças é que as “regras do jogo” serão mais justas, principalmente sem o financiamento privado de campanhas. Para que isto aconteça, é preciso que o movimento seja ampliado e fortalecido, bastante divulgado. A docente pede, portanto, que a comunidade UFBA divulgue e afine o discurso em prol do plebiscito.

Após a exposição teve a Virada Cultural, com oficinas de capoeira, teatro, turbante, estêncil e muita música. O Comitê é organizado pela Apub, DCE, APG (Associação dos Pós-Graduandos da UFBA), centros e diretórios acadêmicos, além de organizações de juventude. O objetivo é dialogar com a comunidade universitária sobre o que é a Constituinte e como será organizado o plebiscito popular de 1º a 7 de setembro. Acesse plebiscitoconstituinte.org.br.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp