APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

UFBA e UNILAB realizam ato contra o confisco do orçamento das Universidades e Institutos Federais

A comunidade universitária da UFBA lotou a reitoria e as ruas de Salvador em resposta a mais um confisco do orçamento da Educação pelo Governo Federal, desta vez R$ 2,4 bilhões, anunciado ontem (05/10). Manifestações foram convocadas pela UNE em todo o país, e na Bahia a resposta veio rapidamente, com União dos Estudantes da Bahia e adesão da APUB e do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais da Bahia. No campus dos Malês da UNILAB, o ato foi realizado no pátio pela manhã.
A medida atinge em cheio o ensino superior, retirando o que restava do pouco recurso destinado às Universidades e Institutos Federais, aproximadamente R$ 328 milhões. Serviços de manutenção, limpeza, segurança, assistência estudantil  não poderão ser pagos, ou seja, o governo federal quer parar as IFES. 
E em resposta a campanha de ódio e asfixia à Universidade Pública promovida pelo governo Bolsonaro, a APUB Sindicato se somou às universidades e institutos federais de todo o Brasil para defender a educação pública superior. É a Bahia como protagonista de mobilizações e enfrentamentos importantes contra o desmonte das Universidades. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp