APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub presente pela Libertação de Julian Assange

Ontem, 19 de fevereiro, a Apub participou do ato político cultural pela libertação do jornalista Julian Assange, mantido preso em Londres e será julgado sua extradição para os Estados Unidos. O ato ocorreu às 9h em frente à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia e contou com a participação da Apub, Comitê Poético Contra o Golpe, Coordenação Nacional de Entidades Negras, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz.

Julian Assange, um dos fundadores do site WikiLeaks, foi responsável pela divulgação de documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos relacionados às guerras do Iraque e Afeganistão. Preso em Londres desde abril de 2019 após perder asilo político da Embaixada do Equador, Assange corre o risco do pedido de extradição para os Estados Unidos ser aceito pela justiça britânica. Diante dessa possibilidade, estão ocorrendo atos em solidariedade ao jornalista pelo mundo todo.

Em sua fala Cilene Canda, do Comitê Poético Contra o Golpe, “o ato de hoje foi para lutar e bradar contra a perseguição que o jornalista vem sofrendo e cobrar a libertação de Assange”. Representando a Apub, o professor do Instituto de Química da UFBA e Diretor de Comunicação Jailson Alves destacou que “a prisão ilegal e possível extradição constituem um atentado contra a liberdade de imprensa e por isso estamos aqui nesse ato dizendo que rogamos pela libertação do Julian Assange imediatamente.”

Na tarde de hoje, 20 de fevereiro, a Suprema Corte de Londres irá julgar o último recurso relacionado à extradição do jornalista para os Estados Unidos onde irá enfrentar o julgamento na justiça americana de 18 acusações, entre elas o crime de espionagem.

Ao final do ato realizado na Biblioteca Central da UFBA, foi protocolado na Faculdade de Comunicação da UFBA a solicitação para que seja concedido o título de doutor honoris causa ao jornalista.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp