APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa do 14ª Congresso Nacional da CUT

Entre os dias 19 e 22 de outubro, a CUT realiza seu 14ª Congresso Nacional (CONCUT), com a presença de mais de dois mil delegados e delegadas sindicais de todo o país. Este ano, o tema do Congresso é “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas” e a Central celebra 40 anos de fundação e luta pelos direitos da classe trabalhadora.
A Apub participa do evento representada pelo diretor de comunicação, Jailson Alves e pela professora da UNILAB, Eliane Gonçalves, delegado e delegada eleitos em Assembleia.

“As principais pautas de luta da CUT para os próximos anos são a defesa da soberania dos povos, do meio ambiente, o direito das populações originárias às suas terras, além da organização dos trabalhadores e trabalhadoras das áreas de tecnologia e por aplicativos. São pautas que conectam a organização da classe trabalhadora com a população e com manutenção da nossa soberania nacional, mas a Central também busca integrar e unificar a luta na América do Sul e na América Latina”, explica o diretor da Apub.

No Congresso, são debatidos os temas que devem nortear a organização de trabalhadores/as nos próximos anos, e são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações nacionais, nos estados e das entidades filiadas. É também no CONCUT que a nova direção e executiva nacional são eleitas.

A CUT é a maior central sindical do Brasil e quinta maior do mundo, com 3,9 mil sindicatos e 7,9 milhões de trabalhadores em sua base.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp