APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa da 20ª edição do Fórum Social Mundial

A Apub participará, junto com a Central Única dos Trabalhadores, da 20ª edição do Fórum Social Mundial, que acontece entre 23 e 31 de janeiro deste ano, pela primeira vez em formato online.

Como parte da programação de atividades auto-organizadas, o sindicato é proponente de três mesas de debate, que acontecerão nos dias 27, 28 e 29, às 19h, e serão transmitidas pelo canal da Apub no Youtube, com tradução em libras.

  • Dia 27 – Pandemia: universidades e movimentos sociais e sindicais, com Luis Eugênio Portela, doutor em Saúde Pública e docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Katarina Fernandes da Campanha Periferia Viva e a diretora da Apub e da CUT-BA, professora Luciene Fernandes. A mediação será de Ana Lúcia Goés, vice-presidenta do sindicato.
  • Dia 28 – Professores e a disputa sobre os rumos da educação pública em tempos inéditos, com Marta Lícia de Jesus, doutora em Educação e docente da Faculdade de Educação da UFBA e Dejanira Rainha Melo, professora da Rede Municipal de Salvador. A mediação de Fernanda Almeida, diretora da Apub e docente da Creche UFBA;
  • Dia 29 – Caso Ford e o descaso da política econômica e industrial, com Allan Yukio Hayama do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, Juliane Furno, economista-chefe do Instituto para a Reforma das Relações Estado e Empresa (IREE) e doutora em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, e Ricardo Carvalho, membro do Grupo de Trabalho Ciência, Tecnologia e Inovação da Apub e docente da Escola Politécnica da UFBA.

Programação geral

A tradicional marcha de abertura que inaugura o evento todas as edições será substituída por um evento virtual, com exibição de vídeos de lutas sociais no planeta, no dia 23. Também ocorrerá um painel global sobre o tema “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã”, com a participação de conferencistas e ativistas de todo o mundo.

Após a abertura, serão realizados seis dias de discussões, com cinco painéis temáticos: Paz e Guerra; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; Feminismo, Sociedade e Diversidade; Povos Originários e Ancestrais; Justiça Social e Democracia; e Clima, Ecologia e Meio Ambiente. Os debates ocorrerão entre as 14h e 16h. 

Já no dia 30, será a vez das assembleias autônomas dos movimentos. E, no dia 31, acontecerá a realização das Ágoras de Futuros, que irão definir as lutas sociais para o próximo período, e a cerimônia de encerramento, que também anuncia a próxima edição do Fórum, planejada para o México, mas ainda sem data definida.

Acesse a programação completa no site: https://wsf2021.net/


Facebook
Twitter
Email
WhatsApp