APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub na Escuta vai ao IME e escuta demandas docentes

Em mais uma edição do APUB na Escuta, dessa vez no Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, a presidenta Marta Lícia Teles compartilhou com docentes atualizações sobre a atuação do sindicato e o quão arriscada é, para o trabalho docente, a atual conjuntura política que inclui PEC 32 e a falta de proposta salarial do governo para os professores.
Entre os participantes, professoras e professores demandam que a APUB se pronuncie mais sobre temas relevantes para a sociedade, mesmo que não digam respeito diretamente à universidade. A questão da comunicação foi também abordada, com os professores afirmando que o conjunto de atividades que o sindicato realiza precisa ser ainda mais compartilhado entre os demais docentes. A questão das progressões e promoções, em especial no que diz respeito ao direito a receber exercícios anteriores, foi também abordada.
A demanda por protocolos para o tratamento de casos de assédio, racismo, homofobia e violências correlatas foi tratada com preocupação por parte dos professores. A ausência desses protocolos é tratada inclusive como uma violência institucional: “A falta de protocolos favorece os abusos”, opinou uma docente.

Por fim, a atuação da Apub foi reconhecida pelos docentes, que reconheceram a importância do trabalho de mobilização da categoria: “É muito bonito o que a APUB faz e as pessoas não tem ideia do tanto que é feito”, opina a professora Carolina Paraíba.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp