APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub em solidariedade a Breno Altman e contra a censura

A Apub vem se somar à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e às demais organizações e intelectuais que repudiam veementemente o ataque à liberdade de expressão e a perseguição judicial contra o jornalista Breno Altman, fundador do site Opera Mundi. 

Breno Altman, um cidadão judeu, é alvo de inquérito na Polícia Federal, motivado por reclamação da Confederação Israelista do Brasil (Conib). O motivo é o posicionamento crítico de Altman diante das ações sionistas do governo israelense contra o povo palestino. A Conib acusa o jornalista de antissemitismo, devido às suas denúncias constantes sobre o processo de apartheid e limpeza étnica promovida por Israel.

Reafirmamos nossa solidariedade ao povo palestino, assim como repudiamos a guerra instaurada na Faixa de Gaza – que, em 90 dias, já levou milhares à morte (cerca de 22 mil pessoas), inclusive crianças palestinas, além de desaparecidas, feridas e refugiadas. Agora, levantamos nossa voz contra a tentativa de censura sofrida pelo jornalista, endossando que a liberdade de expressão e o direito à vida do povo palestino devem ser inegociáveis.

Em apoio ao jornalista e ao povo palestino, foi criado um manifesto e abaixo-assinado que pode ser acessado aqui.

Crédito da imagem: Lina Bakr / Monitor do Oriente Médio

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp