Na manhã de hoje (24), aconteceu no campus de Cruz das Almas da UFRB, um ato pela nomeação da reitora eleita da UFRB, professora Georgina Gonçalves, para o quadriênio 2019-2023. A lista tríplice foi protocolada no MEC no dia 14 de março e desde então a UFRB vem sofrendo contestações acerca da condução do processo eleitoral. No entanto, os órgãos responsáveis por acolher as denúncias – Ministério Público e Justiça Federal – já vêm atestando a lisura do processo.
A Apub e o PROIFES-Federação estiveram presentes em apoio à nomeação e em solidariedade à Universidade. Participaram os diretores do sindicato, Jailson Alves e Nildo Ribeiro, que é também diretor da Direitos Humanos da Federação; e a vice-presidenta do PROIFES, Luciene Fernandes.
Georgina é a atual vice-reitora (2015-2019) e assumiu interinamente a reitoria, mas o mandato finaliza no dia 29 de julho. Portanto, há uma preocupação com o futuro da UFRB, principalmente em um período de grande ameaça à autonomia universitária e das dificuldades relativas aos bloqueios orçamentários, que colocam grandes desafios para a gestão administrativa e acadêmica das Universidades públicas.
A Apub manifesta sua defesa pela nomeação imediata de Georgina como reitora da UFRB pelo Ministério da Educação, como expressão do respeito aos processos democráticos da Universidade.