APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub e PROIFES participam da cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial

Na tarde de hoje (13) foi dada a largada para o início da série de atividades que fazem parte do Fórum Social Mundial, evento que acontece até o dia 17 de março em Salvador. A Cerimônia de Abertura das Atividades da UFBA no FSM aconteceu às 14h30 no Salão Nobre da reitoria da universidade e contou com a presença da presidenta da APUB Sindicato e vice-presidente do PROIFES-Federação, Luciene Fernandes, além de reunir reitores de diversas universidades do Brasil, representantes de instituições nacionais e internacionais, estudantes, entre outros convidados.

A cerimônia foi marcada por uma série de homenagens a grandes nomes que fizeram a diferença nas áreas da medicina e da cultura. A primeira, foi direcionada aos pesquisadores e professores eméritos Sonia Andrade e Zilton Andrade, enquanto a segunda dedicou-se ao Centenário de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi, Doutor Honoris Causa pela UFBA.

O diretor da Faculdade de Medicina, Luís Fernando Adam, fez um breve histórico das grandes contribuições medicinais que Sonia e Zilton promoveram, sobretudo em relação a doença de chagas e outras enfermidades tropicais como leishmaniose. “É uma honra ser chamado para falar sobre esses dois seres humanos que marcaram a nossa história e foram determinantes para o desenvolvimento da saúde pública do nosso país”, afirmou Adam. O casal recebeu flores e Zilton agradeceu a todos os presentes e a toda a comunidade acadêmica da UFBA pelo reconhecimento e dedicação a pesquisa na área de saúde.

Screenshot_2018-03-13-22-00-09-1

Já o segundo momento da cerimônia foi marcado por manifestações religiosas afro-brasileiras para celebrar o centenário do autor e escultor de objetos rituais conhecido como Mestre Didi, um dos grandes colaboradores dos registros das religiões de matriz africana através dos seus livros no Brasil.  O Mestre foi também responsável por fundar a Sociedade Cultural e Religiosa Ilê Asipá do culto aos ancestrais Egun em Salvador e coordenar o Conselho Religioso do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira, que por sua vez é a representação nacional na Conferência Internacional da Tradição dos Orixás e Cultura.

Além das obras e relatos de quem viveu próximo a Deoscóredes, cânticos religiosos foram entoados como forma de ressaltar a importância cultural e espiritual do mestre. O público e os representantes religiosos, que lotaram o salão principal da reitoria, aplaudiram as performances de pé. Além disso, uma exposição com os objetos rituais criados por Deoscóredes, fotografias e textos biográficos está exposta no hall de entrada da reitoria.

O final da abertura ficou por conta de João Salles, reitor da UFBA, que finalizou a cerimônia falando sobre o orgulho e a importância de homenagear nomes tão importantes e ainda pediu uma salva de palmas para os professores que irão lecionar a disciplina sobre o Golpe de 2016. “É uma grande honra para a UFBA apoiar e participar do Fórum Social  Mundial 2018”, afirmou.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp