APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub e ADUFC-Sindicato realizam assembleia com docentes da Unilab sobre escolha da reitoria

Na quinta-feira, 28, a Apub e a ADUFC (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará) realizaram assembleia online com participação de docentes da UNILAB dos campi do Ceará e Bahia para discutir e deliberar a respeito do processo de consulta para escolha da reitoria da Universidade e a eleição da representação docente dos Malês para o Consuni.

O processo de consulta informal tem sido construído pelas duas entidades, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O presidente da Apub, Emanuel Lins destacou a importância desse processo de escolha pela comunidade universitária, pela primeira vez sendo realizado na UNILAB. “Esse momento é histórico, a comunidade da UNILAB poderá escolher democraticamente a reitoria, a partir do exercício da democracia interna, com paridade entre os setores. É, sem dúvida um divisor de águas. Não sou professor desta Universidade, mas como presidente da Apub me sinto honrado de contribuir com esse processo, ladeado com a ADUFC”, afirmou. Estiveram presentes também a diretora acadêmica e docente dos Malês, Jucélia Bispo, e os professores do Conselho de Representantes, Carlos Guerola e Márcio André dos Santos.

Após discussão e apresentação dos principais pontos, as/os docentes aprovaram a realização da consulta online e paritária entre os setores; escolheram as/os representantes docentes na Comissão Eleitoral – Márcio André O. dos Santos pelo campus dos Malês, Rosalina Semedo Andrade e Lívia Paulia Dias pelos campi do Ceará; e por fim, elegeram Basilele Malomalo como Conselheiro Titular do Consuni, representando os docentes dos Malês, e Ruth Cardoso Andrade como suplente. Deliberou-se ainda pela realização de uma reunião para definir propostas para as candidaturas à reitoria.

Apub iniciou discussão sobre consulta com docentes dos Malês no dia 25

No dia 25, aconteceu a reunião da Apub com docentes do campus dos Malês/UNILAB para discutir o processo para realização da primeira consulta para escolha da reitoria da universidade. O presidente da Apub, Emanuel Lins conduziu a reunião explicando como se dão as consultas informais – de caráter facultativo e indicativo, organizadas pelas entidades representativas dos setores – e as consultas formais, que são obrigatórias, organizadas pelo CONSUNI e formalizam a lista tríplice indicada ao Ministério da Educação. O professor enfatizou a importância de garantir o peso paritário dos votos de docentes, técnicos-administrativos e estudantes, como forma de fortalecimento da democracia interna. Da discussão, encaminhou-se a formação de uma comissão para formulação do documento com demandas do campus Malês, que será apresentado aos/às candidatos/as.

Além da consulta, discutiu-se processos de promoção e progressão na carreira; como encaminhamento, a elaboração de documento para a Superintendência de Gestão de Pessoas da Universidade, abordando três pontos estruturantes sobre a questão: (1) efeitos funcionais; (2) efeitos financeiros; (3) descumprimento dos prazos da Instrução Normativa 03/2020.



Facebook
Twitter
Email
WhatsApp