APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub discute carga horária e demanda de aposentados com o Reitor

A diretoria da Apub se reuniu em audiência, pela primeira vez, com o Reitor João Carlos Sales e o Vice-Reitor Paulo Miguez, na última segunda-feira (29/09), para tratar sobre demanda dos aposentados, decorrente do encontro promovido pelo Sindicato, e carga horária mínima semanal em sala de aula, por conta do último comunicado da Coordenação de Controle Interno.

Na oportunidade, o Reitor João Carlos Sales reiterou a posição a favor das oito horas mínimas semanais em sala de aula e afirmou que levantaria a discussão na reunião do Consuni, marcada para o dia seguinte (30/09), embora não pudesse colocar em votação na ocasião. E se comprometeu que a universidade definirá em breve o mínimo da carga horária, e conta com o apoio da Apub, inclusive, para construir a decisão em próxima reunião. “Vamos resolver isso antes que tenha efeito no planejamento acadêmico”.

Segundo o Reitor, ele acredita que o artigo 119 continua suspenso, por conta de decisão anterior do Consuni e disse que vai informar isto à CGU, pois o docente é obrigado a dar o exigido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

Sobre os aposentados, os docentes apresentaram as contribuições e conclusões do Encontro dos Professores Aposentados da Apub, realizado em 15 de setembro, com ênfase na possibilidade de os professores receberem remuneração em caso de voltar a trabalhar na universidade. A Apub propôs a criação de um banco de dados de professores aposentados, no qual os interessados incluiriam perfil com a indicação das atividades com as quais gostariam de contribuir. O vice-Reitor, professor Paulo Miguez, destacou que seria interessante que esse banco fosse disponibilizado também para outras universidades dentro e fora do país que tenham interesse em incluir os aposentados.

A Comissão colocou ainda a necessidade da criação de espaços de convivência, o que o Reitor chamou de Espaço de Acolhimento e Compartilhamento e se comprometeu em levar a discussão para a Pró-Reitoria de Pessoal. Além disse, João Carlos Sales afirmou que o tema deve entrar na pauta do Congresso da UFBA de 2015, que discute a relação da universidade com os egressos (alunos e professores).

A diretoria da Apub pediu ainda o apoio da Reitoria na Andifes à Política de Aposentados apresentada pela Apub, principalmente em relação à aplicação do percentual de reajuste do Vencimento Básico incidir sobre a remuneração e ao fato de, em caso de criação de nova classe ou nível, seja feito na base da carreira, não no topo, como ocorreu com a de Associados. Os professores fizeram ainda uma crítica ao modo como a aposentadoria compulsória é anunciada aos docentes.

Participaram da reunião os diretores da Apub Cláudia Miranda, presidente, Joviniano Neto, diretor Social e de Aposentados, e Marilene Santil, diretora Administrativa, além dos representantes da Comissão de Aposentados, os professores Maristela Said e Caiuby da Costa.

Consuni

De acordo com o professor Arthur Neto, representante docente no Conselho Universitário, o tema foi colocar no expediente da reunião da última terça-feira (30/09), e o Reitor garantiu que a questão será resolvida em breve. Segundo o professor, João Carlos Sales teria se comprometido em chamar as partes para conversar, principalmente o CAE, para ver como definir a carga horária mínima até a próxima reunião do Conselho.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp