APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub debate a participação das forças armadas na política e a militarização do Estado no governo Bolsonaro

Amanhã, 11 de agosto, a Apub realizará, em parceria com a CUT-BA e PROIFES-Federação, uma roda de conversa com o tema “Governo Bolsonaro: forças armadas na política e militarização do Estado”, às 16h, com a participação de Ana Penido, pesquisadora do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional da UNESP e do Instituto Tricontinental, e Igor Felippe Santos, membro do Setor de Comunicação e da Secretaria Nacional do MST do Movimento Sem Terra; a mediação será de Luciene Fernandes, diretora de comunicação da Apub. O evento será transmitido pelo canal da Apub Sindicato no Youtube.

Em meio às ameaças de golpe contra o sistema eleitoral e a tentativa de demonstração de força pelo presidente com apoio dos militares, o debate visa discutir a influência política e a participação dos militares no governo federal. Atualmente, mais de 6 mil militares aposentados ou da ativa atuam em cargos da administração pública federal – incluindo Ministério da Educação, Saúde, Agricultura e Direitos Humanos, número que supera até o período da Ditadura Militar.
Ainda, a live pretende contribuir com uma análise sobre o avanço da militarização e do autoritarismo em franca oposição às instituições e à democracia brasileira.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp