APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub articula apoio ao campus dos Malês na Câmara dos Deputados

Esta semana, a Apub tem se dedicado à articulação com deputados/as para o apoio e fortalecimento do campus dos Malês da UNILAB, em São Francisco do Conde. Na Câmara, a mobilização contra a PEC 32 e PEC 23 continuam com participação de entidades ligadas ao servidores públicos para pressionar as/os parlamentares.

No dia 23, a diretora do campus, Mírian Reis participou, a convite da deputada federal Alice Portugal (presidente da Comissão de Cultura da Câmara), de audiência pública sobre o dia da Consciência Negra e a importância da UNILAB para práticas antirracistas de educação. Na oportunidade, ela falou sobre a necessidade de ampliar a assistência estudantil, as políticas de ações afirmativas e o investimento para interiorização e expansão das Universidades públicas.

A delegação do sindicato esteve também com o deputado federal Zé Neto (PT/BA), o qual também se colocou à disposição para consolidar o apoio político e orçamentário necessário ao campus, e com o deputado Cacá Leão (PP-BA), líder do partido na Câmara.

Já no dia 24, a Apub e a diretora dos Malês participaram de audiência com o senador Jaques Wagner, articulada pelo deputado federal Valmir Assunção, a fim de alinhar estratégias de apoio ao campus. O senador se mostrou sensível às pautas apresentadas e se comprometeu a estreitar a relação de parceria com a instituição. O presidente da Apub e diretor jurídico do PROIFES, professor Emanuel Lins também discutiu as estratégias de luta contra as PEC 32 (Reforma Administrativa) e 23 (calote dos precatórios).

Na agenda com Valmir Assunção, o deputado, reconhecendo o importante papel que a UNILAB desempenha na formação, organização e luta do povo negro, reafirmou seu compromisso e apoio à instituição, destacando a sua experiência de luta dos movimentos sociais e a identidade com esta universidade.

O sindicato esteve ainda com a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e Jorge Solla (PT-BA) tratando dos temas da Unilab e da PEC 32.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp