1° de Maio: dia de luta e de celebração de conquistas

dIA DE LUTA E DE celebração dAS CONQUISTAS DO MOVIMENTO DOCENTE

A APUB está ao lado da CUT e demais centrais sindicais na jornada de lutas pelo 1° de maio. Além de um momento importante para pautar as principais reivindicações da classe trabalhadora, trazendo pautas como a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, o fim da escala 6×1 e o combate à precarização e informalidade, é momento também de relembrar conquistas, garantidas pelas lutas coletivas da categoria.

É justamente nesse mês de maio que os/as professores/as terão acesso ao reajuste salarial de 2025. Essa conquista foi resultado de muita mobilização e intensas negociações entre o Governo Federal e entidades sindicais, que resultaram no acordo de 27 de maio de 2024 entre o PROIFES-Federação e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Além de prever um reajuste linear de 9% para todas/os as/os docentes do MS e EBTT, o acordo modificou a estruturação da carreira docente definida pela Lei 12.772 de 2012, que estabeleceu pela primeira vez de forma clara os percentuais de aumento entre os níveis da carreira. A Lei de 2012 foi consequência dos acordos entre o Governo e a categoria de docentes federais e foram reconhecidos e assinados apenas pelo PROIFES-Federação.

Entre outras coisas, o acordo do ano passado redefiniu e unificou a estrutura da classe de entrada e mudou o percentual da diferença de salário entre os níveis da carreira de 4% para 4,5%, que passa a ser o percentual de referência a partir de agora até abril de 2026, quando passará de 4,5% para 5%, de acordo com o mesmo acordo.

Contatos

Recepção

Secretaria

Assessoria Jurídica

Assessoria de Comunicação

Visite a Apub

SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Filiado: