APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES será de 22 a 24 de novembro

O PROIFES-Federação realizará na cidade de Fortaleza (CE), de 22 a 24 de novembro, seu 4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentaria. Sediado pelo ADUFC Sindicato, o encontro reunirá na capital cearense, professores e professoras aposentados e da ativa, para debater, avaliar e definir estratégias de valorização dos profissionais aposentados, suas vivências, experiências, fazeres e contribuições à educação brasileira, ao ensino superior e ao universo sindical do país.

“A realização deste Encontro é de extrema importância, pois agora estão postos grandes desafios a todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os aposentados. Vivemos um momento em que se consolidam diversas políticas de ataque aos trabalhadores, como a reforma trabalhista, a terceirização das atividades fins, o congelamento de recursos para as áreas sociais por 20 anos (EC 95), e ameaças de perdas de mais direitos duramente conquistados nas últimas décadas”, avalia o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

“O PROIFES tem um histórico de defesa da valorização dos professores e professoras aposentados, e neste Encontro teremos a oportunidade de discutir ações e estratégias para temas muito específicos para este segmento. Neste sentido, é um momento e espaço ímpares para a busca de alternativas que permitam estancar a retirada dos poucos direitos que restam, a maioria destes historicamente conquistados após muita luta. Pela experiência acumulada e pelos compromissos históricos na construção de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, tenho certeza que os participantes deste Encontro trarão importantes alternativas para a Federação.”

Na pauta do Encontro, debates e ações referentes a temas como: os artigos 184 e 192 da Lei 8.112/1990, a compreensão de que a solidariedade geracional caminha no sentido da defesa dos direitos dos aposentados, a luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, que acaba com a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, bem como do Projeto de Lei 4434/2008, que prevê o reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social, além da troca de experiências e vivências no mundo sindical, que são de muita valia para os professores mais jovens e para a luta dos sindicatos e dos trabalhadores brasileiros”, destacou Brandão.

“É com muita alegria e satisfação que recebemos todos os e as colegas dos sindicatos federados ao PROIFES e dos sindicatos convidados para este importante evento. O ADUFC-Sindicato está de portas abertas para realizar este Encontro em nossa sede, contribuindo com as discussões e debates sobre todos os assuntos relativos à aposentadoria e educação”, destacou o presidente do ADUFC-Sindicato, Ênio Pontes de Deus.

Veja a Programação completa do 4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES-Federação:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp