APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

12ª semana de mobilização contra a PEC 32 em Brasília

A Apub esteve na 12ª semana de mobilização contra a chamada reforma administrativa, juntamente com PROIFES-Federação e outras entidades sindicais de servidores/as públicos. Além de atos no Congresso Nacional para denunciar o desmonte que pode provocar no serviço público e das conversas com os parlamentares para pressionar contra a aprovação da proposta, os sindicatos têm promovido ações locais, principalmente nas bases eleitorais de deputados/as, e levado a pauta também nos protestos de rua. A intensa agenda de pressão social tem surtido efeito, até então o projeto não foi colocado em votação no plenário da Câmara e a expectativa das entidades é de conseguir derrubar a PEC 32.

Nesta semana, a Apub e o PROIFES também pautaram a derrubada da Portaria 883 do Ministério da Educação, a qual visa, de forma arbitrária, alterar as atividades de docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológicos nos Institutos Federais.

Ainda, o sindicato esteve na delegação do Observatório do Conhecimento em conversa com parlamentares discutindo temas além da PEC 32, como orçamento das IFES e a política de cotas e ações afirmativas. A delegação foi recebida pelo deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Rogério Correia (PT-MG), Professora Rosa Neide (PT-MT) e o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp