APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Vai negociar dívidas? Nosso jurídico ensina como não cair no “golpe do consignado”

Servidores, aposentados e pensionistas são os principais alvos de golpistas. A APUB oferece orientação jurídica e suporte sempre que você precisar

Com a escalada do endividamento das famílias nos últimos anos, os golpistas têm sofisticado ainda mais a forma causar prejuízo para quem quer limpar o nome na praça. Por isso, o “golpe do consignado” tem se tornado cada vez mais comum e os alvos, geralmente, são sempre os mesmos: servidores públicos, aposentados e pensionistas.

Nesse golpe, você recebe uma ligação de uma suposta empresa que oferece facilidade para negociar dívidas. As propostas de oferta são realmente tentadoras, mas, no entanto, não passam de golpistas agindo.

O mecanismo é muito semelhante com aquele antigo “golpe do boleto”, em que as pessoas pagavam um boleto aparentemente para a empresa credora, no entanto os valores eram debitados na conta de terceiros. Você perdia seu dinheiro e não quitava a dívida. 

Como funciona

Nessas ligações, a suposta empresa oferece uma consultoria para interceder em nome do servidor que solicitou o serviço de negociação da dívida. No entanto, o que eles fazem é aderir a vários consignados, além daqueles que o servidor já tem.

Depois disso, os valores pagos nunca vão para a instituição para as quais devem, e sim para a conta dos golpistas. Ou seja, além de fazer o servidor perder o dinheiro, eles aumentam ainda mais a dívida que era para ser paga inicialmente.

Siga esses passos antes de tomar qualquer decisão

1 – Desconfie se o desconto é tentador demais. Valores muito abaixo do valor real da dívida são o principal gatilho dos golpistas.

2 – No ato do pagamento, conferir se o nome do cessionário realmente condiz com a empresa responsável

3 – Ainda que tenha o nome do cessionário (eles podem fraudar documentos), verifique na hora de pagar a conta (pelo app do banco, por exemplo) se o nome é realmente da empresa que consta no boleto

4 – Antes de tomar a decisão, você sempre pode consultar a assessoria jurídica da APUB.

Contamos com uma equipe jurídica preparada para você não perder nenhum direito e ter toda a assistência necessária desde a hora que ingressa na carreira pública até a hora de garantir, manter e valorizar a aposentadoria.

A nossa equipe tem expertise no tema e pode te oferecer informações confiáveis na hora de tomar uma decisão tão importante como a negociação de uma dívida.

Estamos à disposição dos filiados e filiadas da APUB podem tirar essas e outras dúvidas jurídicas com a nossa assessoria.

Os plantões acontecem às quartas-feiras e quintas-feiras das 15h às 18h, na sede da APUB. Os interessados poderão agendar atendimento, pelo telefone 71 3235-7433, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; ou pelo e-mail assessoriajuridica@apub.org.br

Ainda não é filiado(a)? Não fique sem assistência e sem suporte.

Primeiro, baixe aqui a ficha e preencha.

Depois, separe seu comprovante de vínculo efetivo ou temporário com a Instituição Federal de Ensino Superior da Bahia, na qual leciona, uma cópia do contracheque e da ficha cadastral assinada.

Agora, você junta toda essa documentação e entrega na nossa sede: Rua Prof. Aristides Novis, 44, Federação – CEP: 40210-630 – Salvador – Bahia

ou pode mandar por e-mail apub@apub.org.br

A contribuição mensal é efetivada por meio da folha de pagamento e o desconto corresponde a 1% sobre a sua remuneração bruta.

Tem dúvida? Telefone (71) 3235-7433 ou e-mail para apub@admin

Fonte: APUB

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp