APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

UFBA realiza, de 18 a 29 de maio, seu primeiro Congresso Virtual

A Universidade Federal da Bahia realiza, de 18 a 29 de maio, o primeiro Congresso Virtual de sua história.

O evento é uma ação pensada pela Administração Central da UFBA para, em tempos de necessário isolamento social por conta do coronavírus, proporcionar à comunidade universitária um espaço de encontro e demonstração pública da vitalidade de sua pesquisa, ensino e extensão, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a atual conjuntura – tudo isso remotamente, sem que ninguém precise sair de casa.

“Muitas personalidades já confirmaram sua presença. Pessoas destacadas no país vão estar junto com a UFBA, celebrando conhecimento e solidariedade, nossa melhor resposta nesse momento de resistência e de combate ao obscurantismo e a qualquer saída autoritária para a crise que nós vivemos”, afirma o reitor da UFBA e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, João Carlos Salles.

>>> Leia mais: Dezenas de personalidades já confirmaram presença no Congresso Virtual da UFBA

Estudantes, professores e técnico-administrativos devem se inscrever a partir de hoje através do site do Congresso: http://www.congresso2020.ufba.br/. Os inscritos poderão participar do evento de três maneiras: apresentação de “pôsteres”, por meio de vídeos gravados de até 5 minutos; realização de mesas de discussão, entrevistas ou depoimentos ao vivo ou gravados, através de aplicativos de reunião e transmissão de eventos; e intervenções artísticas, através de múltiplos suportes: vídeo, audio, fotografia, entre outros. Os participantes inscritos receberão certificados.

Seguindo os mesmos moldes dos quatro grandes congressos anuais que a UFBA vem realizando desde 2016, o Congresso Virtual não tem um tema definido, uma vez que seu propósito é abranger a maior diversidade possível de iniciativas que partam dos membros da comunidade universitária, contemplando as temáticas de maior interesse da sociedade baiana e brasileira no momento em que o evento é realizado.

Assim, serão aceitas, por exemplo, apresentações individuais de pesquisas de iniciação científica, papers de pós-graduandos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, intervenções musicais, teatrais, de dança e de artes plásticas, entre outras muitas possibilidades. Quanto às mesas, não há restrição de temática ou formato – as que tiverem até 3 participantes terão duração máxima de 1h, e aquelas com 4 ou mais participantes, 1h30min.

>>> Leia mais: Saiba como se inscrever e as formas de participar do Congresso Virtual

A programação também trará, diariamente, conferências ou mesas de debate com importantes intelectuais, cientistas e políticos do país. Entre os convidados de fora da UFBA que já confirmaram participação estão intelectuais que têm dado importantes contribuições ao debate público nesse momento de crise que o Brasil atravessa, a exemplo de André Singer, Jessé Souza, José Miguel Wisnik, Lília Schwarcz, Marcos Nobre, Muniz Sodré, Vladimir Safatle, Ricardo Antunes, entre outros.

Também estarão presentes representantes de instituições científicas nacionais, como Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de 20 reitoras e reitores de universidades federais.

Liderada pelo reitor João Carlos Salles, a comissão multidisciplinar que organiza o evento tem a participação da Assessoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação, da Assessoria Especial da Reitoria, das pró-reitorias de Extensão, Graduação e Pós-graduação e da Superintendência de Educação à Distância, além da Assessoria de Comunicação Institucional da UFBA.

Fonte: Edgar Digital

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp