Seminário discute socialização e políticas de leitura no Brasil

Com o objetivo de promover um espaço de socialização e reflexão a respeito das políticas públicas na área de livro e leitura, as redes de bibliotecas comunitárias EMRedando Leituras e TOKLiterário realizam nos dias 11 e 12 de novembro seminário que traz o tema “Política Pública do Livro, Leitura e Biblioteca: A Sociedade com a palavra!”.

Gratuito, o evento ocorrerá no Teatro SESC Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e homenageará o poeta carioca Vinicius de Moraes, que, em 2013, completaria 100 anos de vida. O seminário contará ainda com a refinada participação da cantora e escritora Adriana Calcanhotto.

Dentre os palestrantes estão o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação, José Castilho Marques Neto, e o coordenador do Instituto C&A, Volnei Canônica.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de desfrutar de momentos de Mediação de Leitura, que homenageará um dos maiores ícones da literatura e música mundial, Vinícius de Moraes, que este ano completaria 100 anos.

O simpósio é direcionado especialmente a mediadores de leitura, leitores frequentadores das bibliotecas comunitárias integrantes das duas Redes, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados por literatura e formação de leitores.

Em 2013, o Seminário, que está em sua quarta edição e conta com a produção do Centro Cultural Ensaio, será realizado pelas Redes EMredando Leituras e TOKliterário, que desenvolvem atividades de incentivo à leitura em 13 bibliotecas comunitárias soteropolitanas, entre elas, Biblioteca Comunitária do Calabar, Sete de Abril e Paulo Freire.

Programação

11 de Novembro

08h30 – Credenciamento

09h30 – Mesa de abertura

10h10 – Painel I: Panorama no Plano Nacional de Livro, Leitura e Biblioteca (Palestrante – José Castilho Marques Neto)

10h50 – Mesa I: Avanços e Desafios da Implementação dos Planos dos Livros e Leituras na Bahia e em Salvador (Mediador – Volnei Canônica)

14h00 – Painel II: Implementação dos Planos de Livros e Leitura no Brasil (Palestrante – Volnei Canônica)

14h30 – Socialização de Experiência no Processo de Implementação dos Planos Municipais

16h00 – Lançamento da Publicação sobre o Processo de Elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura de Porto Alegre

16h30 – Coquetel

12 de Novembro

09h00 – Painel III: Integração das Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Palestrante – Elisa Machado)

09h30 – Mesa I: Fontes de Recursos para Fomento de Leitura no Município (Palestrante – Silvio Humberto)

14h00 –  Intervenção Artística – Vida e Obra de Vinicius de Moraes

14h50 – Tertúlia Literária/ Pocket Show com Adriana Calcanhotto (participação de Volnei Canônica)

Por: Ascom do evento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu